Do ouro histórico no Pan aos títulos sul-americanos e nacionais, jovens sergipanas acumulam pódios em 2026 e revelam uma geração que já ultrapassou as fronteiras do estado
Quando Maria Vitória Silva e Sophia Rocha subiram ao pódio do Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em junho, os resultados pareciam anunciar o surgimento de uma nova geração. Poucos meses depois, já é possível dizer algo maior: Sergipe deixou de protagonizar apenas uma boa competição e passou a construir uma sequência de resultados nacionais e internacionais que coloca o estado entre os centros formadores da modalidade no Brasil.
O caminho começou de maneira histórica no Rio de Janeiro. No Torneio Pan-Americano da categoria de 13 anos, toda a equipe brasileira foi formada por ginastas sergipanas: Maria Vitória Silva e Sophia Rocha, do Clube Jardins Iracema Alves, e Anny Beatriz Lima, do IDFG.
As três conquistaram o ouro por equipes. Nas finais individuais, Maria Vitória levou também o ouro na fita, enquanto Sophia conquistou bronze no arco e nas maças. Anny completou a presença sergipana nos pódios da competição.
Maria Vitória escreve um capítulo histórico
Para Maria Vitória, aquele Pan teve significado especial. Bicampeã brasileira e tricampeã sul-americana, a jovem sergipana acrescentou ao currículo o ouro por equipes e o título da fita, com nota 23.000. O resultado colocou seu nome definitivamente entre as principais promessas brasileiras da geração.
Na ocasião, a ginasta resumiu a dimensão daquele momento ao celebrar sua primeira participação em um Pan-Americano e dividir o mérito com o Brasil, Sergipe e o trabalho desenvolvido no Clube Jardins.
Sophia Rocha também confirmou a força de uma trajetória que já vinha sendo construída antes do Pan. Tricampeã sul-americana e bicampeã brasileira, ela alcançou 21.050 pontos no arco e 22.250 nas maças para conquistar dois bronzes individuais, além do ouro coletivo.
O que veio depois mostrou que não era acaso
A melhor confirmação chegou nas competições seguintes. Em julho, na Copa Sul-Americana de Ginástica Rítmica, disputada em Assunção, no Paraguai, atletas sergipanas voltaram a subir repetidamente ao pódio defendendo o Brasil.
Sophia Rocha conquistou três ouros: arco, maças e equipes. Maria Vitória voltou a vencer na fita e também integrou a equipe brasileira campeã. Na categoria adulta, Maria Flávia Britto completou uma campanha expressiva com cinco pódios. Somadas, as representantes do Clube Jardins conquistaram dez medalhas na competição.
O Brasil encerrou o torneio com 32 medalhas, 25 delas de ouro. Dentro dessa campanha, a participação das atletas treinadas em Sergipe reforçou uma constatação que começava a ficar evidente desde o Pan: existe uma estrutura local conseguindo transformar formação de base em resultado internacional.
Setembro trouxe mais ouro para Sergipe
A sequência continuou nos Jogos Escolares Brasileiros, disputados em Brasília. A seleção sergipana formada por Anny Beatriz Lima, Emanuella Coradine, Maria Vitória Silva e Sophia Rocha conquistou o primeiro lugar por equipes no bloco ouro da ginástica rítmica.
Sophia acrescentou ainda um ouro e uma prata nas disputas individuais. Anny, que também atravessa uma temporada de destaque, conquistou dois ouros e um bronze. O resultado transformou o que poderia ser interpretado em junho como uma geração promissora em uma sequência concreta de pódios ao longo da temporada.
Uma fábrica de talentos em Aracaju
Por trás das medalhas existe uma história construída longe dos grandes centros tradicionais do esporte brasileiro. O Clube Jardins Iracema Alves, em Aracaju, tornou-se um dos polos dessa geração. A treinadora Iracema Alves conhece os dois lados desse caminho: antes de formar atletas, integrou a Seleção Brasileira individual e disputou o Campeonato Mundial de 2001, em Madri.
Sua trajetória também passou pela comissão técnica da Seleção Brasileira de conjunto. Agora, parte dessa experiência aparece convertida na formação de jovens que chegam cada vez mais cedo às seleções nacionais e às competições internacionais.
Mas o fenômeno sergipano não se resume a um único clube. O IDFG também participa diretamente dessa renovação e revelou Anny Beatriz Lima, integrante da equipe campeã pan-americana e dona de uma temporada marcada por títulos nacionais e internacionais.
E uma geração já empurra a outra
Talvez o sinal mais interessante para o futuro tenha surgido em setembro, quando Aracaju recebeu o Campeonato Brasileiro Pré-Infantil. Maria Clara Resende, de 11 anos, atleta do Clube Jardins, conquistou o bicampeonato brasileiro do individual geral com 58.450 pontos.
O pódio trouxe outra sergipana: Natali Santana, também do Clube Jardins, terminou com o bronze. É um detalhe relevante porque mostra que, atrás da geração que já veste a camisa do Brasil, outras atletas começam a ocupar espaço nas categorias inferiores.
Maria Clara carrega ainda uma ligação direta com a elite da modalidade. Ela é filha de Camila Ferezin, treinadora da Seleção Brasileira de conjunto, e do diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica, Ricardo Resende. Mas foi no tablado, somando 58.450 pontos, que garantiu o segundo título brasileiro consecutivo.
Sergipe começa a construir uma escola
O significado dessa temporada vai além da contagem de medalhas. Durante décadas, o esporte brasileiro se acostumou a imaginar que atletas de alto rendimento necessariamente precisavam surgir nos maiores centros econômicos do país. A ginástica rítmica sergipana ajuda a desmontar essa lógica.
Em um estado de pouco mais de dois milhões de habitantes, projetos relativamente concentrados conseguiram colocar atletas em seleções nacionais, conquistar títulos brasileiros e produzir medalhas em competições continentais.
Isso não significa que uma medalha aos 11 ou 13 anos garanta uma futura campeã adulta. A transição entre categorias é longa, exige estrutura, acompanhamento técnico, equilíbrio emocional e capacidade de atravessar mudanças físicas próprias da adolescência. Talento precoce precisa ser desenvolvido — e protegido.
Mas 2026 já deixa uma evidência difícil de ignorar: Sergipe não revelou apenas uma ginasta vencedora. Maria Vitória, Sophia, Anny Beatriz, Maria Clara, Natali e outras atletas que avançam pelas categorias começam a formar algo mais raro — uma geração.
Se essa cadeia de formação continuar funcionando, o maior legado dos pódios deste ano talvez não esteja nas medalhas conquistadas no Rio, em Assunção ou em Brasília. Estará na possibilidade de uma menina entrar hoje em um ginásio de Aracaju, olhar para atletas que treinam perto de casa e descobrir que a Seleção Brasileira já não parece tão distante.